Roberto Domingos

Jurado XIV Edição

Roberto Domingos nasceu no Brasil, onde completou seus estudos de piano com Henriqueta Duarte na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Após ganhar vários prêmios em competições musicais nacionais, decidiu continuar seus estudos na Alemanha.

Como bolsista do DAAD e do CNPq, ele realizou estudos avançados na Escola Superior de Música de Karlsruhe, sob a orientação de Fany Solter e Dinorah Varsi, culminando com um concerto final. Além disso, estudou interpretação de canções com Ulrich Rademacher, também concluindo este curso com distinção. Uma outra bolsa do Intercâmbio Cultural Brasil-União Soviética o levou a estudar com Rudolf Kehrer no Conservatório Tchaikovsky em Moscou.

Desde 1993, Roberto Domingos é professor de piano na Escola Superior de Música de Karlsruhe, onde também atuou no senado de 1999 a 2010. Além de suas responsabilidades na escola, ele conduz seminários e masterclasses tanto nacional quanto internacionalmente, e é regularmente convidado como jurado em competições de piano. Ele ministrou masterclasses na China, Coreia, Alemanha e Brasil. Além disso, trabalha como educador na Escola de Arte e Música do distrito de Enzkreis Ocidental. Muitos de seus alunos participaram de competições musicais nacionais e internacionais e conquistaram numerosos prêmios. Em julho de 2007, ele recebeu o título de professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe em reconhecimento por suas realizações e méritos.

Seus parceiros de música de câmara incluem Sebastian Manz, Sontraud Speidel, Fany Solter, Stefan Heinemeyer, Christoph Schickendanz, Nabil Shehata, Anne-Catherine Heinzmann, Koh Kameda, Camillo Radicke e Martin Ostertag.

Além de sua atividade musical, Domingos também se envolve no planejamento, organização e realização da série de concertos proarte Königsbach, na Associação de Ex-Alunos da Escola Superior, como vice-presidente da Fundação Adler Büttner e como vice-reitor adjunto para assuntos de igualdade de gênero.

Como solista, músico de câmara e acompanhador de canções, Domingos se apresentou no Brasil, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Polônia, Grécia, China, Coreia, Rússia, Suíça e Albânia, tocando com parceiros e orquestras renomados. Suas atividades também incluem gravações para rádio, CD e televisão no Brasil, Polônia e Alemanha.

Roberto Domingos vê a música como uma interação humanista de todas as artes. É especialmente importante para ele manter a alegria da música em seus alunos, adaptando-se às suas personalidades individuais da forma mais motivadora possível. Ele considera a presença e a continuidade do trabalho em uma escola de música como elementos-chave para um estudo bem-sucedido. A “Associazione Cultura e Musica G. Curci – Barletta – Itália” homenageou o artista com o Prêmio Muzio Clementi em 2018.

Roberto Domingos foi eleito vice-reitor da Escola Superior de Música de Karlsruhe em 19 de abril de 2023.

 

PT