Daniela Tsi Gerber

Diretora artística XIII Edição

Doutora em Música com ênfase em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi bolsista do CNPq no doutorado e no mestrado na mesma instituição. Graduou-se no Bacharelado em Música assim como cursou a Pós Graduação em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (atualmente UNESPAR/ EMBAP), e graduou-se em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).  

Foi aluna da Professora Maria Antonieta Wolff de Carvalho desde os 8 anos de idade até a sua formação no Curso Superior de Instrumento. Teve como orientadores artísticos no Doutorado os professores Dra. Cristina Capparelli Gerling e Dr. Ney Fialkow. A sua tese de Doutorado foi intitulada “A memorização musical através dos guias de execução: um estudo de estratégias deliberadas” e recebeu orientação acadêmica da Dra. Cristina Capparelli Gerling. 

Premiada em concursos de piano dentre os quais obteve o 1º lugar do VI turno no II Concurso Nacional de Piano, melhor intérprete de Villa Lobos e melhor intérprete do compositor homenageado Sérgio Vasconcelos Correa no Magda Tagliaferro. 

Participou de diversos Festivais, Oficinas e Master Classes de Música com renomados professores tais como Daisy de Luca,  Luca Chiantore, Homero de Magalhães, Heitor Alimonda, Luiz de Moura Castro, Edson Elias, Belkiss Carneiro de Mendonça, Henriqueta Garcez Duarte, Luis Senise, Victor Rosembaum, Marion Verhaalen, entre outros.  

Durante os últimos anos como professora de Piano na Unespar/Embap coordenou diversos Master Classes com renomados pianistas tais como Fany Solter, Vania Pimentel, Ney Fialkow, Marcos Machado, Roberto Domingos, José Henrique Martins, entre outros. 

Participou como parecerista dos Congressos da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). Participou e publicou artigos no Congresso da ANPPOM (Associação Nacional dos Pesquisadores de Pós Graduação em Música), ABEM e Revista da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atuou como professora de piano em Festivais de Música de Cascavel, Ponta Grossa e Joinville.  

Pertenceu ao corpo docente da UNESPAR/EMBAP desde 1989 até 2019. Foi professora e orientadora acadêmica do Pós Graduação em Música da mesma instituição. Participou como professora convidada, no ano de 2020/2021, a ministrar um módulo no Curso de Especialização em Performance Musical, assim como proferiu uma palestra no Mestrado em Música da UNESPAR/EMBAP (2021) sobre a Prática Deliberada e a Memorização Musical.  

Atualmente é coordenadora artística do Concurso de Piano Profª. Edna Bassetti Habith 

PT