José Luis Juri

Jurado XIII Edição

Nascido em Buenos Aires (Argentina), desenvolve uma ampla atividade em concertos, tanto em seu país como no exterior.

Estudou no Conservatório Municipal “Manuel de Falla” de Buenos Aires, se aperfeiçoou depois na Accademia Chiggiana di Siena (Italia), com Rudolf Buchbinder e Paul Badura-Skoda, e na Suíça com Edith Fischer, discípula direta de Claudio Arrau, durante 4 anos.

Atualmente, desenvolve sua atividade em concertos, habitualmente na Europa, África e América Latina: Itália, França, Espanha, Bélgica, Suíça, Egito, Tunísia, México, Cuba, Brasil, Peru, Uruguai, Chile, Bolívia e Argentina, atuando em recitais como solista, com orquestra o em grupos de câmera.

Se destaca a sua participação no Festival Cervantino (México), Teatro de Belas Artes (México), Gran Teatro de La Habana (Cuba), Outubro Musical de Cartago (Tunísia), Ópera de El Cairo e Ópera de Alexandria (Egito), Festival de Blonay e  Radio Suisse Romande (Suíça), Festival pianístico Internacional de Savona, Festival di Chiavari, e Ridotto do Teatro Alla Scala di Milano (Itália), Memorial da América Latina (São Paulo/Brasil), Palacio das Artes (Belo Horizonte/Brasil), Teatro Solís de Montevidéu (Uruguai)

Na Argentina: Semana Musical de Llao-Llao (Bariloche), Teatro Colón de Buenos Aires, Teatro Argentino de La Plata, Mozarteum Argentino, e nos mais importantes teatros e orquestras do país.

Recebeu em 2006 a condecoração de Cavaliere della Repubblica Italiana, em mérito à difusão da música italiana no mundo.

Gravou para o selo Tradition da Argentina e New Day da Itália.

Realizou 2 CDs de música do romanticismos rio-platense, em fortepianos originais.

Desenvolve uma intensa atividade pedagógica. É professor das cátedras de piano superior e música de câmera no Conservatório da Cidade de Buenos Aires “Astor Piazolla” Universidade Nacional das Artes (UNA).

No seu trabalho de gestor cultural, é criador e diretor artístico de manifestações culturais que já são tradicionais no mundo musical da Argentina, tais como: “El camino del Santo”, música clássica em San Isidro; “Clásica Joven” no Centro Cultural Kirchner (Prêmio da Associação dos Críticos Musicais Argentino) e do EPI, Encuentros de Piano Internacionales, um festival que acontece no Camping Musical Bariloche.

PT