Jeferson Ulbrich

Jurado XIV Edição

O pianista e mestre em Música Jeferson Ulbrich atua como solista e camerista no Brasil e no exterior. Recebeu sua formação musical no Brasil e Alemanha e é detentor de vários prêmios em concursos de piano como o 1º lugar no III Concurso Nacional de Piano da EMBAP em Curitiba-PR e o prêmio de Melhor Performance do Concurso Internacional Guiomar Novaes em Barra Bonita-SP. Foi também vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSESP, atuando como solista dessa orquestra sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho.

Em 2004 realizou uma turnê como pianista da orquestra Junge Deutsche Philarmonie sob a regência de Peter Eötvös por várias salas de concerto européias entre elas: Kölner Philarmonie, Alte Oper Frankfurt, Berliner Konzerthaus am Gendarmenmarkt e De Doelen em Roterdam.

Como integrante do SAPiano Duo realizou, juntamente com a pianista Despina Apostolou, concertos em várias cidades europeias. Gravaram o CD On the way.Times.Lands com repertório solo e para piano a quatro mãos, sendo lançado em 2014 pelo selo Sheva (Itália).

Em 2017 foi pianista acompanhador da música para o filme mudo alemão Das fidele Gefängnis (1917) no Deutsches Filmmuseum em Frankfurt am Main (Alemanha).

Em Curitiba, como pianista do Coletivo PianoVero, participou de projetos como Erik Satie Vexations, uma performance que fez parte da programação oficial da 36 ª Oficina de Música de Curitiba em 2019, e em 2020 do projeto De Sons e Terra Distantes com obras para piano de Gurdjieff e De Hartmann na 37ª Oficina de Música. Também na 37ª Oficina de Música, interpretou obras de compositores sepultados no Cemitério Municipal de Curitiba no concerto A Celebração da Música e dos Músicos Paranaenses.

Em 2021 gravou obras para piano de compositores paranaenses na Capela Santa Maria, em Curitiba, gravação que faz parte da exposição com obras de João Turim no Memorial Paranista, atuando também como pianista no evento de inauguração do Memorial em maio desse ano. Atuou como pianista do projeto Bravíssimo – A ópera no mundo realizado pela Unicultura nas cidades de Cascavel e Medianeira em abril de 2022 e em Medianeira em março de 2024.

Em novembro de 2023 interpretou, em um concerto dentro da programação do SIMN (Simpósio Internacional de Música Nova), obras inéditas especialmente escritas para o pianista Jeferson Ulbrich por um coletivo de compositores chamado “Conexão Música Hoje”: Harry Crowl, Márcio Steuernagel, Indioney Rodrigues, Clayton Mamedes, Felipe de Almeida Ribeiro, Willian Lentz, Antonio Spoladore e Tales Botechia. O projeto teve início em 2022 e buscou revisitar o piano em sua contemporaneidade, utilizando de técnicas estendidas e de recursos eletrônicos.

Como pedagogo, Jeferson Ulbrich orienta jovens pianistas em Curitiba e via online em Frankfurt am Main, Kronberg e Berlim (Alemanha).

PT