EDNA WALDEREZ BASSETTI HABITH

Pertenceu ao corpo docente da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, desde 1973, lecionando a disciplina Piano, nos cursos Intermediário, Superior de Instrumento, Licenciatura em Música e Superior de Canto.

Natural de Curitiba, onde nasceu aos 17 de julho de 1948, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim.

A seguir, fez o Curso Superior de Instrumento – Piano, sob a orientação da professora Martha S. da Costa, diplomando-se em 1972. Em 1973, graduou-se em Licenciatura em Música. Já exercendo o magistério na EMBAP, depois de 18 anos, fez o curso superior de instrumento-Órgão, sob a orientação do saudoso professor Gerardo Gorosito, recebendo o diploma em 1993. Simultaneamente, recebeu o diploma de Especialização em Música, com a monografia “Os Órgãos de tubos da Catedral Metropolitana de Curitiba”, sob a orientação da professora Roseli Schünemann. Colaborou como coautora na obra, ainda inédita, sobre os 50 anos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com a Profª. Marisa Ferraro Sampaio.

Participou de várias comissões: para a elaboração do novo programa do curso de Licenciatura em Música (1983); comissão do concurso de vestibular e teste de seleção na área Superior de Música (Prática de Instrumento e Matérias Teóricas – 1990); para avaliar o processo acadêmico-adminstrativo (1988-1989); foi membro da banca de Concurso Público para Magistério Superior de Órgão (1998). Como professora de Órgão, deu inestimável e contínua colaboração junto aos alunos deste instrumento, quando na falta do professor titular.

Faleceu no dia 16 de maio de 2002. Era casada com Dr. Paulo Habith, Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, de cuja união nasceu Cinara Cristina Bassetti Habith Lopes, casada com Dr. João Eugênio Saporski Lopes.

 

O Concurso de Piano

Realizado há 13 edições, em Curitiba, o Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith cada vez mais solidifica sua relevância no cenário musical brasileiro. Sua realização proporciona aos estudantes o contato com profissionais renomados no cenário nacional e internacional e também com o público ouvinte.

Histórico

Inspirado pela Professora Edna Bassetti Habith, o concurso de piano é o resultado de sua incessante busca pelo conhecimento da arte musical, assim como o desejo de incentivar seus alunos, criativos e sonhadores a superar seus próprios limites.

Edna foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento e virtude de concertista à missão de ensinar. Sua serenidade, espírito de equipe e firmeza lhe concederam admiração e apreço de seus colegas professores, funcionários e, em especial, de seus alunos e de toda a comunidade acadêmica.

A primeira edição do Concurso foi realizada, no ano de 2002, no Auditório Maestro Bento Mossurunga, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A partir do sucesso das edições seguintes, o Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith conquistou o reconhecimento da EMBAP e da comunidade musical em geral. Sucessivamente, a cada edição, o concurso atingiu maior nível de maturidade, aproximando-se cada vez mais das pessoas e empresas sensíveis à promoção de arte e cultura.  No momento da realização de sua VI, edição o concurso foi organizado no mesmo auditório, possuindo abrangência regional, identificando e revelando novos talentos pianísticos do Estado do Paraná.

A partir da sétima edição, o concurso atinge nível nacional, e diante à presença de cada vez mais participantes, familiares, professores e personalidades das áreas da cultura e educação, a coordenação do Concurso optou por utilizar espaço mais amplo: o Espaço Cultural Capela Santa Maria um auditório com recursos técnicos e funcionais mais adequados ao número de participantes.

O prestígio conquistado pelo Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith deve-se, principalmente, à preocupação da Organização em buscar profissionais de quilate na composição das bancas examinadoras, bem como pela motivação dos professores no aprimoramento das exigências para participação do evento, pela apurada seleção técnica e musical dos alunos participantes.

Consagrado por sua já inquestionável importância didática e qualidade técnica-musical, o Concurso de Piano “Profª Edna Bassetti Habith”, de valor artístico e cultural reconhecido publicamente, vem se constituindo em evento da maior importância no cenário musical do Paraná.

PT