Danieli Longo

Jurada XIII Edição

Diplomada pela École Normale de Musique de Paris e pelo Conservatoire National de Musique de Strasbourg, Danieli Longo Benedetti desenvolve intensa atividade como professora, pianista e pesquisadora. Durante o período de estudos na França, recebeu orientação dos renomados professores Victoria Melki, Claudio Chaiquin e Aquiles Delle-Vigne. A convite deste, integrou o conceituado “Festival Flaine Musique” na Haute-Savoie, na França. Fase importante do período de estudos na França foi a oportunidade de frequentar a classe de alta interpretação pianística do renomado pianista francês Dominique Merlet  no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris. Participou de várias Masters Classes, entre as quais se destacam as ministradas pelos pianistas  Peter Schmallfuss (Alemanha) e Aldo Ciccolini (França/Itália).  

Premiada em importantes Concursos no Brasil dentre os quais o Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrela e o Concurso Nacional de Piano de Ribeirão Preto. No Brasil deve sua formação pianística aos professores Homero de Magalhães, Paulo Giovanini e Beatriz Balzi.  

Apresentou-se no Brasil, Argentina, França, Hungria e Itália como camerista e em recitais solo. Como solista apresentou-se frente a Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, tendo com esta destaque no Festival Música Nova em 2014. Em 2012 e 13 realizou turnê na Europa, onde se apresentou na prestigiosa Sala Piatti em Bergamo e no histórico Teatro Rossini-Lugo em Ravenna na Itália. Este concerto teve objetivo humanitário, recebeu o apoio do Ministério da Cultura – MINC  e o  “1o lugar” pelo Edital de Intercâmbio – Eixo Artes. Em 2017 e 2019 integrou o juri do “Concurso de Piano Profa. Edna Bassetti Habith”, na importante Capela Santa Maria em Curitiba, nos quais também ministrou masterclass. 

Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo – USP. Estudiosa da música francesa do início do século XX, suas pesquisas, amparadas pela FAPESP, tratam da influência do contexto histórico nas obras dos compositores Claude Debussy e Maurice Ravel. É autora dos livros “Obras de Guerra – A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial” (2013)  Editora AnnaBlume/FAPESP e “As Sociedades Musicais Francesas do início do século XX: ideologias e consequências” Alameda/FAPESP (2020). Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Bibliothèque nationale de France – BnF, Bibliothèque de l’IRCAM,   Médiathèque Musicale Mahler e Bibliothèque de la Sorbonne, onde obteve autorização e acesso a todo acervo restrito referente às pesquisas desenvolvidas. Como pesquisadora tem apresentado trabalhos e publicado artigos nos Anais da ANPPOM, Revista OPUS, Revista HODIE, Revista OSESP e em diversos anais de Simpósios e Congressos em âmbito nacional e internacional. Tem atuado ainda como palestrante de importantes instituições como o Centro de Pesquisa e Formação do SESC de São Paulo e da Temporada de Música Clássica de Sorocaba organizada pela MdA International.  

Em 2018 realizou novo e importante estágio de pesquisa ao acervo privado da Bibliothèque nationale de France-BnF, para o qual obteve autorização do Centre international Nadia et Lili Boulanger para a reprodução de uma documentação inédita sobre seu atual foco de pesquisa, a Société Musicale Indépendante -SMI. Em 2018 integrou a programação do Festival Internacional de Campos do Jordão apresentando-se em recital solo e câmera junto ao A-Trio. Em 2019 apresentou sua pesquisa sobre Música Francesa em Colóquio Internacioanal organizado na Sorbonne Universités em Paris sobre a obra de Claude Debussy. 

Atualmente Integra o corpo docente dos Encuentros Internacionales de Piano que acontece anualmente em Bariloche na Argentina e o corpo de jurados do WorldVision Music Contest,  um concurso de âmbito mundial idealizado com objetivo de apoiar jovens artistas, fomentar a criatividade, assim como promover e popularizar a música clássica.  

No final de 2020 seu video “Elegia, para piano solo de Claude Debussy – In: Páginas inéditas sobre a mulher e a Guerra” gravado no Teatro Rossini na Itália recebeu o “Prêmio Funarte RespirArte” 

Desde 2014 é Professora de Piano do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista IA-UNESP. 

PT