fbpx

Jurada

Danieli Longo

Diplomada pela École Normale de Musique de Paris e pelo Conservatoire National de Musique de Strasbourg, Danieli Longo desenvolve intensa atividade como professora, pianista e pesquisadora. Durante o período de estudos na França, recebeu orientação dos renomados professores Victoria Melki, Claudio Chaiquin, Lara Erbès e Aquiles Delle-Vigne. A convite deste, integrou o conceituado “Festival Flaine Musique” na Haute-Savoie, na França. Participou de várias Masters Classes, entre as quais se destacam as ministradas pelos pianistas Peter Schmallfuss (Alemanha) e Aldo Ciccolini (França/Itália). Premiada em importantes Concursos no Brasil dentre os quais o Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrela; Concurso Nacional de Piano de Ribeirão Preto e o Concurso de Piano Paulo Giovanini; na França foi premiada pelo Conservatoire National de Strasbourg. No Brasil deve sua formação pianística aos professores Paulo Giovanini, Homero Magalhães e Beatriz Balzi.

Apresentou-se no Brasil, França, Hungria e Itália como camerista e em recitais solo. Como solista apresentou-se frente a Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica do Paraná.

Em 2012 e 13 realizou turnê na Europa, onde se apresentou na prestigiosa Sala Piatti em Bergamo e no histórico Teatro Rossini-Lugo em Ravenna na Itália. Este concerto teve objetivo humanitário, recebeu o apoio do Ministério da Cultura – MINC  e o “1o lugar” pelo Edital de Intercâmbio – Eixo Artes.

Destaque ainda para sua participação no Festival Música Nova – Gilberto Mendes: em 2013 como solista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa sob a direção do Maestro Vantoil Souza. Em 2015 realizou a estreia paulistana do “Concerto para Piano, Orquestra de Cordas e Percussão” do compositor brasileiro Liduino Pitombeira, frente a Orquestra Acadêmica da UNESP, sob a regência do Maestro Lutero Rodrigues. Em 2017 integrou o juri do “XI Concurso de Piano Profa. Edna Bassetti Habith”, produzido pela UNICULTURA, na importante Capela Santa Maria em Curitiba, no qual se apresentou e ministrou masterclass.

Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo – USP. Estudiosa da música francesa do início do século XX, suas pesquisas, amparadas pela FAPESP, tratam da influência do contexto histórico nas obras dos compositores Claude Debussy e Maurice Ravel. Como produto de seu doutorado, gravou o CD “Obras de Guerra”, no qual interpreta obras significativas de sua pesquisa. É autora do livro “Obras de Guerra – A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial” (2013) publicado pela Editora AnnaBlume em coedição com a FAPESP. Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Bibliothèque nationale de France – BnF, Bibliothèque de l ́IRCAM, Médiathèque Musicale Mahler e Bibliothèque de la Sorbonne, onde obteve autorização e acesso a todo acervo restrito referente às pesquisas desenvolvidas. Como pesquisadora tem apresentado trabalhos e publicado artigos nos Anais da ANPPOM, Revista OPUS, Revista HODIE, Música em Perspectiva, Revista OSESP e em diversos anais de Simpósios e Congressos em âmbito nacional e internacional. Atualmente realiza pós-doutorado com pesquisa amparada pela CAPES. Em 2018 realizou novo e importante estágio de pesquisa ao acervo privado da Bibliothèque nationale de France-BnF, para o qual obteve autorização do Centre international Nadia et Lili Boulanger para a reprodução de uma documentação inédita sobre seu atual foco de pesquisa, a Société Musicale Indépendente-SMI. Em 2018 também integrou a programação do Festival Internacional de Campos do Jordão apresentando-se em recital solo e câmera junto ao A-Trio. Em janeiro de 2019 apresentou sua pesquisa sobre Música Francesa em Colóquio Internacional organizado na Sorbonne Universités em Paris sobre a obra de Claude Debussy. Atualmente é professora de piano do Instituto de Artes, UNESP.

Para conhecer mais e ouvir:

http://culturabrasil.cmais.com.br/programas/supertonica/arquivo/danieli-longo-benedetti-e-as-obras-de-guerra