[:pt]Inscrições abertas! XI Concurso de Piano Prof. Edna Bassetti Habith[:es]Inscripciones abiertas! XI Concurso de Piano Prof. Edna Bassetti Habith[:]
3 de outubro de 2016
Curitiba sedia Concurso Internacional de Piano
8 de fevereiro de 2017

[:pt]O prestigio notoriamente conquistado pelo Concurso de Piano Edna Bassetti Habith deve-se muito pelo gabarito dos profissionais envolvidos em sua realização, nesta edição o Concurso conta com a direção artística da renomada professora e pianista Leilah Paiva.

Leilah atua como professora na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, desde 1976, onde se deu grande parte de sua formação. Na carreira acadêmica além de ser responsável pela sólida formação de inúmeros musicistas, tem em seu curriculum, como um de seus importantes trabalhos didático a tradução para a língua portuguesa dos seis volumes do Mikrokosmos para piano Bela Bartók, editado na Inglaterra pela Boosey e Hawkes.

Como pesquisadora iniciou estudos sobre a música do século XX, em especial destaque para os compositores paranaenses, desenvolvendo em seguida a gravação em CD de três importantes obras do compositor Harry Crowl, como a sonata Aluminium, para violino e piano e duas sonatas para o piano solo, sendo a segunda dedicada à pianista. Em reconhecimento aos seus estudos foi convidada, pela Rede Vida de Televisão, em 2000, para a realização de um programa dedicado exclusivamente aos compositores do Paraná.

Atuando como pianista, Leila se apresentou em diversas cidades no Brasil e no exterior, como solista e também em orquestra sob a regência de maestros como Abel Rocha, Alceu Bochino, Oswaldo Colarusso, Mauricio Dottori e Lutero Rodrigues. Durante o I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, realizado em 2005, executou a peça “In Tempore” do compositor português João Pedro de Oliveira e no III Encontro de Composição Universitária, também em Curitiba, apresentou a obra Dois Rizomas, do compositor paulista Martin Herraiz.

O talento reconhecido de Leilah Paiva é notoriamente comprovado pela sua participação como professora convidada nos diversos festivais de música como o de Londrina, Cascavel, Curitiba e Novo Hamburgo.

No Concurso de Piano Edna Bassetti Habith, Leilah dedica-se a direção artística delineando as bases para o programa de avaliação dos candidatos e estabelecendo dialogo entre a banca avaliadora e os estudantes.[:]